A cidade brasileira que plantou 11 milhões de árvores nativas para recuperar áreas degradadas e nascentes

Ao longo de 40 anos, segundo a SMAC, o Mutirão de Reflorestamento foi responsável pelo plantio de cerca de 11 milhões de árvores nativas em áreas degradadas
A cidade brasileira que plantou 11 milhões de árvores nativas para recuperar áreas degradadas e nascentes

A cidade brasileira que plantou 11 milhões de árvores nativas para recuperar áreas degradadas e nascentes O Mutirão de Reflorestamento do Rio de Janeiro, iniciado em 1980, plantou cerca de 11 milhões de árvores nativas em 40 anos para recuperar áreas degradadas e prevenir erosão e deslizamentos. O programa, parte do Refloresta Rio, utiliza cinco viveiros para produzir mais de um milhão de mudas por ano, com a participação de voluntários e apoio financeiro da prefeitura.

  • Programa do Rio de Janeiro plantou 11 milhões de árvores nativas em 40 anos.
  • Iniciativa visa recuperar áreas degradadas, como encostas, e combater erosão e deslizamentos.
  • O Refloresta Rio atua em ecossistemas de Mata Atlântica, com cinco viveiros capazes de produzir um milhão de mudas anuais de 200 espécies.
  • As raízes das árvores ajudam a estabilizar o solo, enquanto a vegetação melhora a estrutura do solo e sua capacidade de absorver água.
  • O manejo inclui combate a espécies invasoras e manutenção contínua até a dominância da vegetação nativa.
  • Projetos como o reflorestamento da Floresta da Posse buscam conectar áreas de corredores ecológicos.
  • O município planta em média 150 mil árvores por ano, com auxílio financeiro para a população.
  • Mais de 10 mil voluntários já participaram, e cerca de 500 mutirantes estavam ativos em 2022.
  • O Refloresta Rio atua em 94 dos 162 bairros cariocas, com exemplos notáveis na Zona Sul e em bairros como Jacarepaguá, Bangu e Campo Grande. https://revistaforum.com.br/meio-ambiente-e-sustentabilidade/a-cidade-brasileira-que-plantou-11-milhoes-de-arvores-nativas-para-recuperar-areas-degradadas-e-nascentes
Write a comment