Josias de Souza: Brasil de Lula ficou sitiado por vizinhos chefiados pela direita
Ao declarar na semana passada que nunca foi esquerdista, Lula parecia intuir o que estava por vir. Com a vitória do ultradireitista Abelardo De La Espriella na Colômbia, o Brasil ficou politicamente cercado por vizinhos governados pela direita ou pela extrema direita em quase todas as suas fronteiras geográficas.
Josias de Souza: Brasil de Lula ficou sitiado por vizinhos chefiados pela direita O Brasil de Lula se encontra politicamente cercado por vizinhos governados pela direita ou extrema direita, com exceção do Uruguai e México. A vitória de ultradireitistas na Colômbia e a tendência direitista em outros países vizinhos reforçam esse cenário. Lula, ao declarar que nunca foi esquerdista e que o mundo prefere o “caminho do meio”, parece se preparar para uma nova disputa polarizada, buscando seduzir o eleitorado de centro.
- O Brasil está politicamente cercado por vizinhos governados pela direita ou extrema direita.
- A Colômbia elegeu o ultradireitista Abelardo De La Espriella.
- Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru também mostram avanço da direita.
- Lula afirma que nunca foi esquerdista e que o mundo prefere o “caminho do meio”.
- A retórica de Lula visa atrair o eleitorado de centro em meio à polarização com Bolsonaro. https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2026/06/22/brasil-de-lula-ficou-sitiado-por-vizinhos-chefiados-pela-direita.htm
Write a comment