Governo solicita aos EUA informações sobre notificação de Paulo Figueiredo
Governo solicita aos EUA informações sobre notificação de Paulo Figueiredo O caso Paulo Figueiredo virou teste de estresse entre Justiça brasileira, governo Lula e autoridades dos EUA: a ação no STF está travada à espera de uma simples notificação, mas o impasse virou munição política dos dois lados.
O enquadramento do governo
Na narrativa governista, o pedido de informações a Washington é um passo técnico para garantir que o réu seja formalmente citado e possa, enfim, se defender. O Ministério da Justiça informou a Alexandre de Moraes que solicitou “informações atualizadas às autoridades dos Estados Unidos sobre o envio de uma carta rogatória” para notificar o blogueiro, denunciado por coação no curso do processo sobre a tentativa de golpe de Estado.
CartaCapital enfatiza o peso da acusação: a PGR diz que Figueiredo agiu em conluio com o governo norte-americano para obter uma “anistia” a Jair Bolsonaro, no mesmo processo em que o ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão e Eduardo Bolsonaro a quatro anos e dois meses. Sem a notificação, o processo não anda — um entrave que, para esse campo, precisa ser removido rapidamente para que a trama golpista seja julgada por completo.
A leitura da oposição
Já na imprensa alinhada à oposição, o foco não é o rito jurídico, mas a insistência do Planalto. A Revista Oeste destaca que o Ministério da Justiça “voltou a pedir informações às autoridades dos Estados Unidos” sobre o cumprimento da carta rogatória enviada em 3 de outubro de 2025 e que o governo “ainda aguarda resposta”.
O enquadramento é de um governo que “cobra atualização” e persegue um opositor por suposta articulação de sanções contra o Judiciário, em um caso descrito com distanciamento como “o que seria uma ‘trama golpista’”. A própria denúncia da PGR, ao falar em “articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos”, é usada para reforçar o caráter político do embate.
A reação do alvo
Do outro lado da tela, Paulo Figueiredo responde com ironia. Diante da manchete sobre a cobrança do governo Lula, limitou-se a escrever no X: “De novo???” — um resumo, em três palavras, da estratégia de se apresentar menos como articulador de sanções internacionais e mais como alvo recorrente de um sistema que, na visão dele e de seus aliados, não o deixa em paz.
https://resumosbrasil.com/stories/019f00c6-76c8-26bd-727c-0f981ca64d71
Write a comment