Mercado ilegal causa perda de R$ 39 bilhões à indústria brasileira
Pesquisa da CNI aponta que mercado ilegal retirara R$ 39 bilhões da receita da indústria brasileira. Leia na Gazeta do Povo.
Mercado ilegal causa perda de R$ 39 bilhões à indústria brasileira Atividades ilegais causaram um prejuízo de R$ 39 bilhões para a indústria brasileira nos últimos dois anos, afetando diretamente um terço das empresas do setor. O roubo de cargas e a venda de produtos em desacordo com normas técnicas são as ilegalidades mais prejudiciais, gerando perda de receita, redução de participação de mercado e aumento de despesas com segurança. Para combater o problema, as empresas defendem maior fiscalização, fortalecimento de mecanismos de controle e investimentos em inteligência.
- Atividades ilegais retiraram R$ 39 bilhões da receita da indústria brasileira em dois anos.
- Um terço das empresas do setor foi afetado por ilegalidades, com metade relatando queda na receita bruta.
- O roubo de cargas é a ilegalidade mais prejudicial, citado por 32% das empresas impactadas.
- A venda de produtos em desacordo com exigências técnicas e regulatórias é o segundo problema mais grave.
- A indústria brasileira gasta R$ 68,5 bilhões em segurança, valor superior às perdas diretas com ilegalidades.
- Empresas defendem ampliação da fiscalização, fortalecimento de controles e aumento de investimentos em inteligência como medidas eficazes.
- A incidência de prejuízos é maior entre médias e grandes empresas, mas o peso financeiro é proporcionalmente maior para as pequenas. https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/industria-perde-r-39-bilhoes-com-avanco-do-mercado-ilegal-no-brasil/
Write a comment