Produtividade no Brasil: por que o país voltou ao patamar de 1958?

Produtividade do Brasil encolheu 18,5% desde 1980. Entenda em 6 pontos o que explica a dificuldade do país em retomar crescimento.
Produtividade no Brasil: por que o país voltou ao patamar de 1958?

Produtividade no Brasil: por que o país voltou ao patamar de 1958? A produtividade da economia brasileira caiu 18,5% em 30 anos, retornando a patamares de 1958 e impactando o crescimento do PIB global. O agronegócio demonstra crescimento impulsionado pela concorrência global e investimentos em tecnologia, contrastando com os desafios gerais do país. Seis gargalos estruturais, identificados pelo Fórum Econômico Mundial e IMD, impedem o avanço da produtividade: labirinto regulatório, descompasso no mercado de trabalho, atraso em inovação, logística precária, protecionismo e instabilidade macroeconômica.

  • A produtividade econômica brasileira registrou uma queda de 18,5% nas últimas três décadas, retornando a níveis próximos aos de 1958.
  • O agronegócio brasileiro é uma exceção, com crescimento tímido de produtividade entre 1996 e 2025, impulsionado pela livre concorrência global e investimentos em agrotecnologia.
  • O crescimento do PIB brasileiro tem sido inferior ao global, resultando na perda de participação na economia mundial.
  • A expansão econômica recente se apoiou mais no aumento da mão de obra do que em ganhos de produtividade, um modelo insustentável com o fim do bônus demográfico.
  • Seis gargalos estruturais limitam a produtividade no Brasil: complexidade regulatória e burocrática, baixa qualificação da mão de obra, atraso em inovação e tecnologia, infraestrutura logística deficiente, protecionismo comercial e instabilidade macroeconômica. https://www.gazetadopovo.com.br/economia/produtividade-brasil-cai-30-anos-trava-crescimento/
Write a comment