Mulheres ainda são minoria na engenharia e relatam barreiras na formação e no trabalho

Para Thaís Santos, 24, o primeiro impacto ao chegar ao curso de engenharia civil foi a desproporção. Na primeira semana de aula na Escola Politécnica da USP, só via homens na sala. Pensou em como seriam os cinco anos seguintes de formação.
Mulheres ainda são minoria na engenharia e relatam barreiras na formação e no trabalho

Mulheres ainda são minoria na engenharia e relatam barreiras na formação e no trabalho Mulheres em cursos de engenharia relatam sentir-se em minoria e enfrentam um ambiente percebido como machista, necessitando de esforço extra para serem reconhecidas. A presença de professoras e mulheres em cargos de liderança tem sido crucial para proporcionar sensação de pertencimento e conforto. Iniciativas de universidades e conselhos buscam ampliar a participação feminina, embora episódios de desconforto e discriminação ainda ocorram.

  • Mulheres são minoria em cursos de engenharia, representando cerca de 26% dos formados.
  • Ambiente acadêmico em engenharia é percebido como machista, com mulheres sentindo necessidade de se esforçar mais para serem reconhecidas.
  • A presença de mulheres em posições de liderança nas universidades (como diretoras) e em empresas tem impacto positivo na sensação de pertencimento das alunas.
  • A desproporção de gênero na engenharia começa antes da universidade, com uma mudança cultural durante a adolescência.
  • Iniciativas como coletivos de apoio, programas de diversidade e ações de capacitação buscam reduzir a desigualdade de gênero na área.
  • Mulheres engenheiras relatam episódios de desconforto, comentários inadequados e até demissão por preconceito em estágios e no ambiente de trabalho.
  • A representatividade feminina em cargos de liderança, embora crescente, ainda é baixa, com muitas figuras sendo as “primeiras” em suas posições. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2026/06/mulheres-ainda-sao-minoria-na-engenharia-e-relatam-barreiras-na-formacao-e-no-trabalho.shtml
Write a comment