Desistências de Paulo Serra e Kataguiri desenham eleição inédita em SP com apenas Tarcísio e Haddad e pode ser resolvida no 1° turno
Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad durante debate para governador de SP na Globo, em 2022. — Foto: Fábio Tito/g1
Desistências de Paulo Serra e Kataguiri desenham eleição inédita em SP com apenas Tarcísio e Haddad e pode ser resolvida no 1° turno A desistência de Paulo Serra e Kim Kataguiri pode levar a uma disputa inédita pelo governo de São Paulo com apenas dois candidatos competitivos: Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad. Especialistas apontam para uma possível resolução no primeiro turno, cenário inédito desde 1982. Márcio França (PSB) é considerado como uma terceira via para forçar um segundo turno, com o objetivo de desgastar Tarcísio.
- A desistência de Paulo Serra (PSDB) e Kim Kataguiri (Missão) pode resultar em uma eleição para governador de São Paulo com apenas dois candidatos principais: Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT).
- Cientistas políticos consideram este cenário inédito e sugerem que a eleição pode ser decidida no primeiro turno, pois não há outra opção competitiva visível.
- Márcio França (PSB) está em conversas para lançar sua candidatura como uma terceira via, visando forçar um segundo turno e desgastar o atual governador Tarcísio de Freitas.
- A nacionalização do debate eleitoral é um risco, podendo deixar de fora os problemas específicos de São Paulo.
- A possível resolução da eleição estadual no primeiro turno pode impactar a candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro, dependendo da mobilização de votos no estado. https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2026/noticia/2026/06/22/desistencias-de-paulo-serra-e-kataguiri-desenha-eleicao-inedita-em-sp-com-apenas-tarcisio-e-haddad-e-pode-ser-resolvida-no-1-turno.ghtml
Write a comment